Thursday 1 March 2018

O sistema de comércio justo funciona


Fairtrade Ásia e Pacífico.


O Comércio Justo fortalece a posição dos agricultores e trabalhadores na cadeia de valor. Ao oferecer uma abordagem alternativa ao comércio, ele apóia os produtores em garantir melhores mercados, contribuindo para um maior desenvolvimento sustentável na região da Ásia-Pacífico sob o Fairtrade & # 8211; Rede de Produtores da Ásia e Pacífico (NAPP).


A NAPP Fairtrade foi criada em 2014 e é membro da Fairtrade International. O Fairtrade NAPP certifica agricultores e trabalhadores em toda a região da Ásia-Pacífico. Todos esses produtores compartilham a propriedade do sistema Fairtrade e têm voz igual na tomada de decisões. Como uma Rede de Produtores, o NAPP garante que sua voz seja ouvida no sistema.


Como o Fairtrade funciona?


O Fairtrade é uma abordagem alternativa ao comércio convencional e é baseado em uma parceria entre produtores e consumidores. Quando os agricultores podem vender em condições de Comércio Justo, isso lhes proporciona um melhor negócio e melhores condições comerciais. Isso lhes permite a oportunidade de melhorar suas vidas e planejar seu futuro. O Fairtrade oferece aos consumidores uma maneira poderosa de reduzir a pobreza através de suas compras diárias.


Quando um produto traz o FAIRTRADE MARK, significa que os produtores e os comerciantes cumpriram os Padrões Fairtrade. Os padrões são projetados para resolver o desequilíbrio do poder nas relações comerciais, mercados instáveis ​​e as injustiças do comércio convencional. O Comércio Justo fortalece a posição dos agricultores e trabalhadores na cadeia de valor. Ao oferecer uma abordagem alternativa ao comércio, o Comércio Justo apoia os produtores na obtenção de melhores mercados, contribuindo para um maior desenvolvimento sustentável na região da Ásia-Pacífico sob o Fairtrade & # 8211; Rede de Produtores da Ásia e Pacífico (NAPP).


Leia mais sobre Advantage Fairtrade aqui.


Fairtrade Ásia-Pacífico: trimestre 2, relatório 2017.


No 2º trimestre de 2017, a NAPP abrangeu 151 Organizações de Produtores através de 61 visitas de campo e 77 treinamentos. Os membros da equipe da NAPP cobriram 411 pessoas (279 homens e 132 mulheres) como parte das visitas de campo e outras 1045 pessoas (795 homens e 350 mulheres) participaram de treinamentos realizados pela NAPP e sua organização de recursos afiliados.


A Fairtrade Asia Pacific colabora com Fairtrade Africa e CLAC em Humans of Fairtrade.


A Fairtrade Ásia-Pacífico faz parceria com suas redes de produtores, Fairtrade África e Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Comércio Justo (CLAC) em Humans of Fairtrade, uma plataforma de mídia social onde os produtores certificados Fairtrade irão compartilhar suas experiências pessoais com o Fairtrade Label.


Os seres humanos do Comércio Justo estarão disponíveis no Facebook em e no Instagram.


Fairtrade Awards 2016.


Foto: Dinusha Sewwandi.


Parabéns aos vencedores do Fairtrade Awards 2016!


Da Ásia-Pacífico, Small Organic Farmers 'Association (SOFA), o Sri Lanka foi um dos vencedores da Pequena Organização Produtora do Ano; United Nilgiri Tea Estates Company Limited (UNTEA), a Índia foi um dos beneficiários do prêmio Premium Committee of the Year; e Bijumon Kurian, presidente da Sociedade de Serviços Sociais de Manarcadu, a Índia foi feliz por ser o maior fã de Comércio Justo.


Além disso, parabéns ao COCAFCAL, Honduras; Sukambizi Association Trust, Malawi; Fundação de Trabalhadores de Comércio Justo de Urabá (FUNTRAJUSTO), Colômbia; Yirgacheffe Coffee Farmers Cooperative Union, Etiópia; e Zaytoun CIC, Reino Unido.


O International Fairtrade Awards foi celebrado em Berlim em 3 de março de 2016. Pela segunda vez, o Fairtrade homenageou agricultores, trabalhadores, comerciantes e apoiantes que estão conduzindo mudanças em suas comunidades. Leia mais sobre os vencedores e assista vídeos aqui.


Nas noticias.


Leia sobre os agricultores e trabalhadores Fairtrade Ásia-Pacífico que estão fazendo novidades em todo o mundo.


Fairtrade Awards 2016 für Lidl, Ethletic, Faire Uni Saar und Confiserie Riegelein. Leia mais em Der Taggesspiegel.


Conheça os guardiões das sementes femininas da Índia & # 8217; # 8217; agricultura orgânica pioneira. Leia mais em The Guardian.


Como um coletivo de sucesso de pequenos agricultores na Índia está mostrando o caminho. Leia mais em The Guardian.


Como funciona o Comércio Justo.


Podemos não pensar muito na caixa registradora, mas alguns dos produtos que compramos viajam ao redor do mundo para nos alcançar. De frutas e vegetais para produtos manufaturados, você pode rastrear vários produtos através de varejistas, atacadistas, transportadores e intermediários para muitas áreas do mundo.


Quando você compra um café expresso no café local, muito da frescura e qualidade dos feijões originais escolhidos manualmente vem no produto acabado. Mas quanto do dinheiro que você pagou realmente faz o seu caminho de volta para os trabalhadores empobrecidos que escolheram os feijões? Não muito. E quando você figura no preço do café e as barreiras tarifárias elevadas destinadas a evitar que bens importados vendam bens domésticos, o lucro para os agricultores afunda ainda mais.


Mas e se você pagasse um pouco mais por esse café expresso para que mais dinheiro chegasse ao agricultor no fundo da linha de produção? Os produtos de comércio justo permitem que os consumidores façam exatamente isso. O movimento de comércio justo pretende fortalecer os produtores a nível local pagando salários mais justos pelo trabalho, fortalecendo suas condições de vida locais e dando-lhes uma voz mais forte no mercado.


Enquanto os defensores do livre comércio pressionam pelo comércio internacional desprovido de tanta regulamentação quanto possível, os defensores do comércio justo insistem que o livre comércio não é suficiente. Eles argumentam que, sem regulamentação, um sistema de comércio global com poder centralizado a nível internacional sempre prejudicará os trabalhadores locais. Esta é uma das principais críticas contra a globalização.


Enquanto os governos e organizações globais continuam a lutar com as melhores maneiras de gerenciar o livre comércio de uma perspectiva internacional, os defensores do comércio justo estão tentando fazer a diferença do consumidor desde o final da década de 1980. Em vez de esperar grupos globais e nacionais para mudar as regras que governam os negócios, eles simplesmente mudaram a maneira como eles fizeram negócios.


Como as empresas e organizações de comércio justo realizam isso? Está tudo no rótulo.


Mais para explorar.


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Como o Fairtrade funciona.


Feira para Produtores.


O Fairtrade trabalha para melhorar as oportunidades para pequenos agricultores e trabalhadores, entre os mais marginalizados pelo sistema de comércio global. Para agricultores e trabalhadores, Fairtrade significa:


Um Prêmio Fairtrade pago acima do preço de venda que os agricultores e os trabalhadores usam para projetos locais sociais, econômicos ou ambientais de acordo com suas necessidades, Preços mais justos que visam cobrir os custos de produção sustentável e proteger os produtores das recessões do mercado, Acesso ao crédito antecipado para financiar o produção e colheita, condições de trabalho dignas de acordo com as convenções da Organização Internacional do Trabalho para trabalho contratado, e relações comerciais estáveis ​​a longo prazo.


Os agricultores e os trabalhadores também são consultados durante o processo de estabelecimento de novos padrões e políticas para o Comércio Justo. As redes de produtores Fairtrade desempenham um papel proeminente no Conselho de Diretores da Fairtrade International e possuem 50% de representação na Assembléia Geral de Comércio Justo.


Feira para Consumidores.


Os consumidores são uma parte vital do sistema Fairtrade. Com cada compra, os consumidores contribuem para relações comerciais mais equilibradas e promovem maior autonomia para os produtores.


Quando um produto traz a marca FAIRTRADE, significa que os produtores e os comerciantes cumpriram os rígidos padrões Fairtrade, que abordam o desequilíbrio do poder nas relações comerciais e as injustiças do comércio convencional.


De acordo com um estudo GlobeScan de 2008 de 14 500 consumidores em 15 países, 50% dos consumidores estão familiarizados com o FAIRTRADE Mark e 91% confiam no FAIRTRADE Mark.


O sistema Fairtrade.


O sistema Fairtrade é composto por três redes de produtores que representam produtores em África, Ásia e América Latina e Américas. o Caribe e 19 organizações nacionais de Comércio Justo e cinco organizações de marketing que comercializam e promovem produtos Fairtrade em países consumidores.


A Fairtrade International, a organização guarda-chuva, cria os Padrões Fairtrade internacionalmente acordados e apoia os produtores Fairtrade. A FLO-CERT é uma empresa de certificação independente de propriedade da Fairtrade International que inspeciona produtores e comerciantes para garantir que este cumpra os Padrões Fairtrade.


Visite Fairtrade perto de você para aprender mais sobre os esforços em sua área ou comércio justo para aprender mais sobre o sistema Fairtrade. Para saber mais sobre o Certificado de Comércio Justo, visite o flo-cert.


A Fairtrade International e suas organizações membros fazem parte do movimento maior de Comércio Justo. Consulte o Glossário de Comércio Justo (PDF) para obter uma lista de todas as terminologias de comércio justo acordadas pela Fairtrade International, FLO-CERT e Organização Mundial de Comércio Justo (WFTO).

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